top of page

Especialista aponta meios de prevenir a rinite

Publicado em 27/03/2025 - às 10h:35m.

Foto: Freepik.

RINITE PREVENSÃO.jpg

Manter os ambientes arejados, lavar roupas que ficaram guardadas por muito tempo e evitar o uso prolongado de descongestionante nasal são algumas das dicas.

Quem sofre de rinite já conhece os sintomas: espirros frequentes, coriza, coceira no nariz, nos olhos e na garganta, lacrimejamento, entupimento nasal, entre outros. A rinite é uma inflamação da membrana da mucosa do nariz e, de acordo com o Dr. Milton Souza Leão Júnior, otorrinolaringologista do HOPE - Hospital de Olhos de Pernambuco, a doença pode ser causada por diferentes fatores:

 

RINITE AGUDA. De causa não alérgica, geralmente é desencadeada por uma infecção viral ou substância irritante, mas o paciente se recupera normalmente;

 

RINITE ALÉRGICA. Desencadeada por uma resposta exagerada do organismo a substâncias estranhas e alergênicas;

 

RINITE CRÔNICA. Inflamação que dura mais de 12 semanas e que geralmente ocorre juntamente com a sinusite crônica, causada por fatores alérgicos.

 

O Dr. Milton Souza Leão Júnior explica que “a rinite deve ser tratada de acordo com a duração e a intensidade da crise. Podem ser indicados medicamentos anti-histamínicos e descongestionantes nasais para ajudar o paciente a espirrar menos e a manter a coriza sob controle, corticosteroides para reduzir a inflamação da mucosa do nariz e, em caso de infecção bacteriana, o médico poderá prescrever um antibiótico”.

 

- É importante o paciente consultar um especialista e seguir o tratamento corretamente, a fim de evitar que a doença evolua para um quadro mais grave associado à sinusite, asma ou pneumonia. Outro cuidado é com a automedicação, especialmente quando há obstrução nasal, pois o uso prolongado de descongestionantes pode causar dependência, ressecamento, perfuração de septo nasal, taquicardia, elevação da pressão arterial, entre outras complicações - alerta o otorrinolaringologista.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda o período máximo de três dias para o uso de descongestionantes nasais. A Anvisa reforça ainda que esses medicamentos são contraindicados para pessoas hipertensas ou com problemas no coração. A orientação do Dr. Milton Souza Leão Júnior é buscar alternativas mais seguras, como as soluções salinas.

 

O médico lembra que também é fundamental eliminar os focos que podem desencadear rinite. Mantenha a casa arejada e opte por fazer a limpeza com aspirador e pano úmido, no lugar da vassoura, para não espalhar pó no ambiente. Evite tapetes, carpetes, cortinas, bichos de pelúcia e travesseiros de penas. Lave as roupas que ficaram guardadas por um longo período e que planeja usar, pois podem estar com ácaros ou até mesmo fungos.

Visite

Cachoeiras

de

Macacu

LOGO JORNAL.jpg

Editora Igor Ltda. CNPJ: 06.106.054/0001-12. Contato Comercial: (21) 2649-5735 - (21) 99668-6576.

Endereço: Rua Santo Antônio, número 34, sala 03, Centro - Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro-RJ.

Diretor Comercial: Etinho Miranda, (21) 99668-6576. 

Chefe de Redação: Isaias Junior. 

bottom of page