Ciência e Tecnologia
Jovem cachoeirense conquista medalha com projeto sobre vida humana em Marte
Publicado em 29/09/2025 - às 16h:42m.
Foto: Reprodução.

Eloá Martins, de 18 anos, ficou em segundo lugar, concorrendo com 240 equipes do mundo todo.
A jovem cachoeirense Eloá Martins, da turma 3002 do Colégio Estadual Quintino Bocaiuva, de Cachoeiras de Macacu, ganhou a medalha de prata na edição 2025 do Mars Innovation Challenge, uma das principais ações globais que buscam a exploração dos planetas e do sistema solar, a partir de ideias de sustentabilidade para a vida em Marte. A competição internacional reuniu mais de 240 equipes de estudantes de todo o mundo.
A competição contou com a participação de jovens de países como Chile, Colômbia, México, Itália, Índia, Ucrânia, Japão, Estados Unidos e Coreia. “Ficar em segundo lugar em um projeto internacional foi uma experiência incrível. Ver meu esforço sendo reconhecido fora do meu país me encheu de orgulho e motivação”, afirmou Eloá, de 18 anos ao jornal Tribuna dos Municípios. (Continua após a publicidade)
Com o título ‘Eloá Harbour: Human beings in harmony with martian nature’ (‘Porto de Eloá: seres humanos em harmonia com a natureza marciana’), o trabalho da estudante brasileira reflete a evolução dos relacionamentos humanos desde os primórdios da Terra e faz um paralelo com a colonização de Marte, baseada na sustentabilidade e na saúde mental, em seu projeto de vida no planeta vermelho. “Este prêmio mostrou que todo o meu trabalho e dedicação valeram a pena”, concluiu Eloá. Fonte: Tribuna dos Municípios.